Você ainda não sabe como digitalizar seu negócio para sobreviver a todas as crises do mercado? Para conquistar esse objetivo é preciso implementar um sistema que consiste em usar tecnologias digitais emergentes para modificar ou criar novos processos de negócios. 

A digitalização garante que, independentemente das muitas mudanças tecnológicas que acontecem em todo o mundo, uma empresa ainda possa prosperar e crescer.

Embora muitas empresas vejam o conceito de transformação digital como uma ruptura, não há dúvida de que as novas tecnologias agregam um valor incrível à qualquer empresa, garantindo múltiplos benefícios.

A transformação digital transcende funções tradicionais como vendas, marketing ou até mesmo atendimento ao cliente. Vai além das empresas que procuram atender às necessidades em constante mudança do mercado e ficar à frente da concorrência. A transformação digital começa e termina com apenas um fator: o envolvimento do cliente.

Como a digitalização afeta o envolvimento do cliente?

Conforme as empresas mudam de planilhas tradicionais para aplicativos inteligentes com o objetivo de gerenciar suas operações, elas têm a chance de reinterpretar como fazem seus negócios e como se envolvem com seus clientes, com a tecnologia digital ao seu lado.

Não há dúvida de que a digitalização está mudando a forma como os negócios funcionam. Cada vez mais empresas estão revisando tudo o que fazem, desde sistemas internos que usam no dia a dia até como interagem com seus clientes. 

Transformação digital no varejo em 2020

Um relatório do Think with Google aponta que no Brasil, muitas lojas físicas passaram a oferecer seus produtos através da Internet. Como resultado, foi registrado um aumento no tráfego em seus canais digitais.

De acordo com os dados divulgados, uma loja foi criada por minuto entre março e junho de 2020, somando 107 mil novas lojas virtuais. Isso mostra que, aderindo ao comércio eletrônico, os varejistas físicos têm uma grande oportunidade de aumentar a receita de seus negócios.

Como a transformação digital pode beneficiar sua empresa?

Com a transformação digital é possível aumentar sua base de clientes e engajá-los a partir de fluxos de trabalho automatizados. Não é surpresa que as empresas que implementam a digitalização considerem mais fácil crescer e expandir.

Por exemplo, uma loja de cosméticos que tem uma fraca presença online provavelmente gera vendas apenas por meio de sua loja física e pelo boca a boca. No entanto, ao construir um site de e-commerce otimizado, a empresa será capaz de atrair mais clientes do que antes. 

Isso significa que agora terão mais oportunidades de promover seus produtos, gerar mais vendas e, por sua vez, ampliar os lucros. Além disso, rastreando os padrões de comportamento e recebendo feedback dos clientes existentes, poderão estabelecer estratégias para converter os visitantes do site em compradores.  Saiba como fechar mais vendas usando o WhatsApp.

Conclusão

Por fim, toda a empresa deve se manter informada sobre as novas tendências tecnológicas para adotar aquelas que atendam melhor suas necessidades. Por exemplo: é uma boa estratégia integrar lojas físicas ao comércio online, proporcionando uma experiência multicanal aos consumidores.

A transformação digital ganhou um forte impulso, junto com as mudanças no comportamento do consumidor, que agora tende a fazer mais compras através da Internet.

Portanto, marcar presença no universo digital tornou-se fundamental, exigindo que até mesmo os varejistas tradicionais que tinham apenas a loja física passassem a vender online para se manterem competitivos.