Como usar o calendário promocional para criar ganchos de marketing

Se você é varejista, sabe que ter um calendário promocional para eventos que estimulem as compras é a chave para cumprir suas metas de vendas. Saiba que as marcas de maior sucesso preparam campanhas voltadas a algumas datas comemorativas com bastante antecedência.

Mas tudo começa com o conhecimento das principais datas do ano que você pode aproveitar para vender mais. Em junho, por exemplo, temos a Semana Mundial do Meio Ambiente, Dia dos Namorados, Junho Vermelho (incentivo à doação de sangue) e Dia de São João, quando se comemora festas juninas.

Sem dúvida, a execução bem-sucedida de uma estratégia de marketing para datas comemorativas requer um controle sobre o produto, preço, ponto de venda e promoção. 

Para cada um desses componentes, especialmente “promoção”, identificar as datas principais de varejo o ajudará a desenvolver planos eficazes.

Aproveitando todas as oportunidades de marketing em 2021

Então, quais comemorações de 2021 estariam bem alinhadas com a mensagem e os valores de sua empresa? Há algum evento especial em algum período do ano que poderia ser uma oportunidade para dar um impulso nas vendas?

Quais dias, semanas ou meses serão ótimos para construir a comunicação e o reconhecimento da sua marca? Em quais momentos do ano você deve se concentrar mais em atividades promocionais?

Faça a si mesmo essas perguntas enquanto cria o seu calendário promocional. Portanto, a dica é transformar algumas datas importantes em oportunidades de crescimento.

Depois de selecionar as datas-chave para inserir em seu calendário promocional, você deve definir as táticas de marketing que pretende executar para atingir seus objetivos. 

Em qualquer cenário, confiar em seu calendário promocional o ajudará a determinar suas atividades para ampliar sua receita durante todo o ano.

Aproveite as datas mais quentes do ano

Todo varejista sabe que há datas do ano que não podem passar despercebidas porque tendem a gerar boas vendas, como no Natal, Black Friday e Dia das Mães.

O Dia dos Namorados, por exemplo, comemorado dia 12 de junho, é uma época em que aumenta a procura por um presente perfeito para a pessoa amada.  Portanto, esse é o momento de oferecer seus melhores produtos com embalagens especiais.  

Decorar a loja física, destacar banners na loja virtual e publicar posts nas redes sociais com o tema Dia dos Namorados, são ações que podem ajudar a vender mais.

Faça o mesmo na época de festas juninas em 24 de junho. Aproveite essa comemoração marcada por danças, pratos típicos e brincadeiras, para entrar no clima de São João e assim promover seus produtos.

Responsabilidade social

Já a Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana de junho, sendo que no dia 5 é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo é conscientizar a população da necessidade de preservar a natureza.

Nessa ocasião, uma boa ideia é mostrar que sua empresa tem responsabilidade social e que apoia essa causa. Isso deve favorecer a imagem da sua marca. Seja criativo, e use o tema natureza para realizar uma campanha promocional para destacar alguns de seus produtos.

Nessa mesma linha, incentivar a doação de sangue durante o Junho Vermelho também é uma ótima iniciativa. A dica é divulgar mensagens que encorajem as pessoas a procurarem os bancos de sangue para ajudar a salvar vidas.

Outra dica é adicionar os principais eventos da sua loja ao calendário promocional, como o aniversário de fundação da empresa ou qualquer evento especial que ocorra todos os anos e que seus clientes fiéis conheçam e amam.

Conclusão

O planejamento antecipado do seu calendário ajudará sua empresa a se manter em dia com suas campanhas promocionais, divulgação de produtos sazonais e ofertas especiais durante os períodos mais importantes do ano.

Se você tem um produto que pode ser especialmente relevante para um determinado momento ou evento, comece suas promoções com antecedência. 

Coloque seus produtos no radar dos consumidores para que tenham conhecimento deles a tempo. Lembre-se de que os clientes também gostam de planejar com antecedência!

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