Conheça a jornada do cliente e siga estas dicas para vender mais

Como lojista, você pode personalizar seu processo de vendas de acordo com o contexto do comprador, entendendo sua jornada. Portanto, a jornada do cliente é importante para delinear sua estratégia de marketing e, se bem feita, ajuda a aumentar suas vendas.

Os compradores geralmente procuram algo de que precisam e, eventualmente, tomam uma decisão de compra que se alinha ou resolve essa necessidade. 

Durante a jornada do cliente é preciso considerar não apenas como as pessoas pesquisam e compram, mas também como elas se movem ao longo dos diferentes estágios de sua jornada. 

O que é jornada do cliente?

A jornada do cliente é o processo pelo qual os compradores passam a tomar conhecimento, avaliar e decidir comprar um produto. Resumindo, é tudo o que alguém precisa fazer antes de decidir se deve ou não comprar de você. As principais etapas da jornada do cliente são as seguintes:

Conhecimento

O comprador percebe que tem um problema. Ele está pesquisando neste estágio para entender melhor sua necessidade. Nesta fase da jornada você deve abastecê-lo com conteúdo de qualidade, por exemplo: artigos no seu blog, posts em redes sociais e vídeos explicativos para estabelecer sua empresa como uma fonte confiável de informações.

Consideração

Neste estágio, o cliente já entende qual é o seu problema e pesquisa maneiras de resolvê-lo. Agora ele está analisando as diferentes soluções disponíveis para ele. Então, o seu conteúdo deve ser focado em depoimentos de clientes satisfeitos e vídeos de produtos para ajudar o comprador a definir o que precisa.

Decisão

O comprador decide o que quer comprar. Neste estágio da jornada do cliente, ele sabe como resolver seu problema e pesquisa os produtos disponíveis no mercado. Ele irá comparar preços e tomar uma decisão de compra. Portanto, o seu conteúdo nessa fase pode ser avaliações gratuitas, demonstrações e fichas técnicas de produtos para persuadir o cliente a comprar de você.

Por que a jornada do cliente é importante?

Ao fornecer valor e respostas em todos os estágios, você será capaz de estimular os clientes a tomar a decisão de comprar de você. Além disso, você pode dar a eles exatamente o que precisam de acordo com seu estágio específico e ajudá-los a se moverem na direção que você espera.

A jornada do cliente ajudará você a vender seus produtos mediante a criação de um conteúdo que ajude seu público em cada estágio da jornada. Assim você fará com que eles se envolvam com sua loja física, site e redes sociais.

Acima de tudo, sua empresa será vista como confiável pelos seus clientes e você terá a oportunidade de nutrir essa confiança com conteúdo de valor e atendimento de primeira linha, até que ele se torne um comprador. 

Seu cliente ideal deseja o conteúdo certo no momento certo, ou seja, sempre que ele precisar, e no formato que preferir. Ao criar conteúdo alinhado com a jornada do cliente, você deve ser capaz de fornecer a eles conteúdo útil e relevante.

Além disso, seu conteúdo precisa aparecer nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa para as palavras-chave que seu público estará procurando. Dessa forma eles poderão encontrá-lo.

É aqui que entra a pesquisa e o mapeamento de palavras-chave para ajudá-lo a criar conteúdo que agradará aos seus potenciais clientes e ao Google. Se você puder fornecer valor real para seu público-alvo, seu conteúdo provavelmente atrairá mais tráfego para seu site, o que levará a mais vendas. 

Deixe um comentário