Os clientes são o centro do seu negócio, por isso devem sempre ser sua prioridade. Consumidor satisfeito pode ajudá-lo a vender mais. É por isso que é preciso se concentrar no bom atendimento para garantir aos consumidores uma ótima experiência de compra.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, a maioria dos consumidores prefere bom atendimento em vez de preço baixo, principalmente em São Paulo.

Depois de ouvir 1.350 pessoas em diversas capitais do país, o estudo concluiu que 61% dos compradores valorizam mais o bom atendimento prestado pelo varejista do que o preço baixo do produto.

A importância do boca a boca

A pesquisa mostra que as pessoas que recebem um bom atendimento se sentem mais satisfeitas, mesmo que o preço do produto não lhe agrade. Além disso, a tendência é que falem bem da loja para amigos e familiares. Da mesma forma, quando mal atendidas falam para outras pessoas.

Como o boca a boca e as recomendações costumam ser os principais motivadores de novos negócios, todas as empresas devem se esforçar para alcançar níveis altos de bom atendimento. 

A seguir, algumas dicas para você melhorar seu atendimento ao cliente.

Defina padrões de serviço

Defina alguns padrões simples de atendimento ao consumidor que os membros da sua equipe de vendas possam compreender e implementar facilmente. Considere o seguinte:

– O tom e estilo de linguagem que melhor representa seus valores e ética de serviço (linguagem formal ou informal).

– Seu principal ponto de contato com o cliente, para que haja uma abordagem consistente em toda a experiência de compra dele.

– Orientações realistas para fornecer o melhor atendimento ao cliente, especialmente nos horários de maior movimento. 

Encante seus clientes superando suas expectativas

Com que frequência seus clientes ficam satisfeitos por receber algo a mais do que esperavam? Surpreender seu cliente desta forma, superando suas expectativas, pode gerar a sua fidelização futura.

Portanto, reserve um tempo para se envolver com seus clientes e descobrir quais são suas necessidades reais. Como resultado, você poderá fornecer a eles opções de produtos que lhe agradem. 

A personalização do serviço também o ajudará a ganhar a confiança dos consumidores. Assim você estará melhorando os padrões de atendimento ao cliente.

Investir em treinamento de atendimento ao cliente

Todo o varejista deve desenvolver seu próprio programa de treinamento de atendimento ao consumidor para orientar sua equipe de vendedores. Isso significa conscientizar seus colaboradores sobre a importância de atender bem todas as pessoas que entram em sua loja.

Você também pode treinar seus líderes de equipe para oferecer sessões regulares de treinamento de atendimento ao cliente. Além disso, dê a sua equipe a oportunidade de ver o nível de serviço ao cliente que seus concorrentes estão oferecendo. A partir desses insights, você pode identificar as práticas que deseja adotar em sua empresa.

Incentivar a colaboração dos membros da equipe também é particularmente valioso porque quando os vendedores estão felizes e motivados, eles trabalham bem e oferecem o melhor atendimento possível ao cliente. Conheça mais algumas dicas para treinar sua equipe de vendas.

Conclusão

Quanto mais você conhece seus clientes, é mais provável que entenda as suas necessidades. Pense um pouco sobre como seu produto pode atender melhor às expectativas deles. Isso o ajudará a encontrar as maneiras certas de melhorar o atendimento ao cliente.