Você está tendo dificuldade em fazer com que a maioria dos visitantes da sua loja faça uma compra? Em outras palavras, você está enfrentando problemas de conversão. A taxa de conversão é simplesmente definida como a porcentagem de pessoas que visitam sua loja e realizam uma compra. 

Para fazer esse cálculo, é preciso dividir a quantidade de vendas realizadas pela quantidade de visitantes em sua loja. Dessa forma você poderá saber quantas pessoas precisam visitar sua loja para que uma compra seja concluída.

Vamos supor que 2000 pessoas entram diariamente em sua loja e você tem feito 60 vendas nesse período. Nesse caso, a taxa de conversão é de 3%.

Como analisar os dados de taxa de conversão

Uma maneira comum de visualizar relatórios de conversão é segmentando-os pelas seguintes fontes de tráfego:

Pago: visitantes que vão até a sua loja depois de visualizarem promoções pagas.

Pesquisa orgânica: visitantes que entram em sua loja depois de uma pesquisa nos motores de busca da internet (Google).

Social: visitantes que encontraram sua loja depois de ver postagens em redes sociais.

E-mail: visitantes que foram até sua loja após campanhas de e-mail marketing.

O que é uma boa taxa de conversão?

Taxa de conversão é uma das melhores maneiras de medir o desempenho de suas campanhas de marketing para aumentar as vendas. As taxas de conversão variam consideravelmente dependendo da qualidade do tráfego, do setor, do negócio, do que você está vendendo e até mesmo da ação de conversão específica que está rastreando. 

Como resultado, embora você possa encontrar estatísticas amplas sobre esse assunto, o que se qualifica como uma boa taxa de conversão para você, em última análise, será específica para seu negócio e sua campanha de marketing.

Otimização da taxa de conversão

Para otimizar sua taxa de conversão, é preciso comparar o retorno sobre o investimento para cada um dos canais que sua empresa usa para gerar conversões. 

É importante saber o que é uma taxa de conversão e como rastreá-la, mas você sabe realmente o que fazer com os dados obtidos? E o mais importante, como você melhora sua taxa de conversão? Talvez um profissional da área de marketing possa ajudar.

Observe as operações da loja para identificar por que os clientes não estão comprando

A simples observação é uma boa maneira de identificar os motivos pelos quais seus clientes podem não estar comprando. Percorra seus corredores ou estantes discretamente e observe seus clientes. 

Eles estão procurando por algo que não conseguem encontrar? Existe um vendedor por perto, disponível para ajudar o cliente? E o merchandising da sua loja? Isso está fazendo com que o cliente olhe duas vezes?

Reservando um tempo para observar seus clientes e fazer algumas anotações, você poderá determinar algumas maneiras de começar a aumentar sua taxa de conversão. 

Ofereça preços competitivos

Oferecer produtos com preços competitivos demonstra ao seu cliente que você prioriza ter os preços mais baixos do mercado. Essa prática pode promover a retenção e fazer conversões de visitantes que poderiam ir para outras lojas. 

Gerencie seus níveis de estoque

Manter um estoque que corresponda aos seus padrões de vendas promoverá a satisfação do comprador e aumentará as taxas de conversão. Preste atenção nos produtos favoritos dos clientes e verifique a quantidade existente em estoque. 

Garantir que itens populares estejam sempre à disposição faz com que seus clientes vejam sua loja como uma fonte confiável para a compra de seus produtos favoritos.

Conclusão

A taxa de conversão é uma das métricas de marketing mais importantes. Isso porque informa qual porcentagem de seu tráfego está realmente fazendo compras em sua loja.

Pode ser necessário experimentar algumas estratégias para encontrar métodos que melhorem a experiência de compra de seus clientes. Considere os dados de tráfego, vendas e satisfação do cliente para ver quais abordagens fornecem os melhores resultados.