Para crescer no mercado, o principal foco das empresas deve ser a construção e fortalecimento da marca. Isso significa manter seus produtos numa posição de destaque, realizar um bom atendimento ao cliente e se dedicar a ações de marketing para captação e conversão de seu público-alvo.

É aí que entra o trade marketing! Essa estratégia tem o objetivo de chamar a atenção do consumidor que está no local de compra para que faça a aquisição de determinado produto.

Para isso, é preciso desenvolver ações eficientes nos canais de distribuição. Portanto, para estimular a geração de uma opinião específica sobre determinados produtos, as empresas devem:

– Inovar no mercado, buscando se diferenciar;

– Marcar presença nos pontos de venda onde seu público-alvo faz compras;

– Dividir espaço com outros concorrentes de forma criativa;

– Promover ações para se destacar nos canais de distribuição.

Importância de uma imagem de marca positiva

A imagem da marca é formada na mente dos clientes de acordo com sua experiência e senso de interação com a marca. Quando falamos em interação, ela pode se dar de diferentes maneiras e não apenas na compra ou utilização de certo produto ou serviço.

Para uma imagem de marca positiva, a gama de produtos e seus serviços precisarão se encaixar perfeitamente. Isso significa oferecer a embalagem ideal junto com o melhor atendimento ao cliente. Consistência e confiabilidade precisam estar de mãos dadas para consolidar uma marca.

O que é trade marketing?

Para entender o papel do trade marketing na construção da sua marca é preciso entender esse conceito. Estamos falando de uma estratégia de marketing que visa o melhor posicionamento de produtos em pontos de venda. 

Essa estratégia não chama o consumidor ao ponto de venda, mas estimula a decisão de compra a favor de um determinado produto no momento em que ele está no local. Além disso, ajuda a posicionar a marca positivamente na mente do consumidor.

Portanto, o trade Marketing é um plano de ações e estratégias para fazer com que o seu produto se destaque dos demais nos pontos de venda.

Objetivos do trade marketing

– Aumentar o giro do estoque no ponto de venda.

– Promover e impulsionar as vendas através do planejamento e coordenação de promoções.

– Desenvolver merchandising e branding para aumentar o tráfego nos canais de distribuição.

– Garantir a boa aparência da embalagem do produto, já que esse é um dos fatores decisivos para o consumidor na hora da compra.

Então, esteja ciente das tendências e necessidades dos consumidores para que sua estratégia de trade marketing surpreenda-os.

Principais vantagens do trade marketing

– Mais vendas

– Maior percepção do público

– Domínio de mercado

– Fortalecimento da marca

Disponibilidade de produto

É de vital importância estimar bem as previsões de vendas, bem como controlar periodicamente o abastecimento para evitar a falta de estoque. Caso o consumidor não encontre o produto que deseja, é provável que procure a concorrência.

Melhor preço

Este é um fator importante quando se trata de atrair clientes e realizar conversão. Afinal, o que a maioria das pessoas procuram é bons preços, por isso, muitas vezes comparam preços para encontrar uma oferta mais vantajosa. Nesse contexto, as promoções e descontos são sempre uma boa tática para atrair compradores. 

Conclusão

Por fim, a construção da marca é, portanto, uma atividade diária e imprescindível para as empresas, por isso é importante desenvolver uma imagem positiva para colher os benefícios. Geralmente, as decisões de compra tomadas pelos consumidores são baseadas na imagem da marca. 

Não se trata apenas de adquirir um determinado produto ou serviço, mas também de acessar a reputação e o prestígio de uma marca como um todo. Para atingir esse objetivo, o trade marketing pode ajudar.

Quando essa estratégia é aplicada de forma adequada desempenha um papel muito importante para o destaque da empresa e traça firmemente os limites de diferenciação entre ela e outros concorrentes em seu segmento.