Use a venda adicional para aumentar sua receita

A venda adicional se refere à prática simples de apresentar aos clientes outros itens em sua loja, além do que ele está interessado em comprar. 

Portanto, agora que você já tem uma ideia melhor do que exatamente é a venda adicional deve estar se perguntando por que ela é importante para a sua loja.

Saiba que uma venda adicional bem-sucedida significa que você lucrou mais do que teria lucrado se não tivesse sugerido um produto complementar ao cliente. Não precisamos dizer que vender mais itens é bom para os negócios, certo?

O que é venda adicional?

A venda adicional é uma técnica que consiste em oferecer ao cliente produtos relacionados à sua compra para conseguir uma venda maior. Há muitos anos essa estratégia tem se mostrado eficaz para aumentar o gasto médio por cliente.

Para aplicar a venda adicional corretamente, as empresas precisam saber como os produtos de seu catálogo se complementam e quais são os hábitos de compra de seus clientes. Ao coletar dados de pesquisa e compra, é possível deduzir quais produtos funcionarão melhor quando sugeridos.

Os dois tipos de vendas adicionais

Basicamente, existem dois tipos de vendas adicionais: acessórios e categoria extra. Os produtos de acessórios referem-se a itens diretamente relacionados ao que o cliente está adquirindo. 

Por exemplo, se o cliente estiver comprando um kit de maquiagem, é uma boa ideia oferecer um demaquilante ou pincéis para a aplicação da maquiagem. Esses itens funcionam bem em conjunto para aumentar os níveis de satisfação e experiência do cliente.

A categoria extra, porém, refere-se a mercadorias não relacionadas. Então, digamos que o cliente foi até sua loja comprar um perfume e você sugeriu loções hidratantes ou body splash para o corpo. Saiba porque investir nessa dupla poderosa.

Sem dúvida, essa sugestão pode agradar e assim aumentar o valor da venda. Em ambos os casos, no início da venda, se você passar algum tempo fazendo as perguntas certas (o que também é chamado de pesquisa com o cliente), você estará mais preparado para a venda adicional. 

Em outras palavras, quanto mais perguntas você fizer sobre os interesses, necessidades, preocupações e desejos do cliente, mais “munição” você terá para vender mais produtos.

Benefícios da venda adicional

No lado quantitativo das coisas, as vendas adicionais garantem um aumento do valor médio do pedido, pois os clientes acabam comprando mais do que o previsto em uma única transação.

Além disso, aumenta o valor da vida do cliente, pois até mesmo os clientes que chegam pela primeira vez em sua loja podem acabar comprando mais durante a transação inicial.

Além disso, como as vendas adicionais são feitas sob medida para atender as necessidades individuais de seus clientes, eles tendem a se sentirem mais satisfeitos, o que garante uma melhor experiência de compra.

Conclusão

Por fim, tudo isso dependente de sua capacidade de fazer vendas adicionais estratégicas para seus clientes. Como você pode imaginar, não é tão simples quanto dizer: “Olha, também oferecemos este outro produto, quer comprar?”

Tal como acontece com todas as outras técnicas de marketing e vendas, trata-se de fornecer o produto certo à pessoa certa, no momento certo.

Deixe um comentário