Na última década, a arena do marketing de influenciadores Digitais era limitada apenas a celebridades e alguns blogueiros famosos. Mas com o passar do tempo, muitas pessoas anônimas tiveram uma ascensão impressionante e hoje ostentam milhões de seguidores nas redes sociais.

Se você já começou a pesquisar sobre o poder que os influenciadores têm de aumentar as vendas de qualquer empresa, pode ter encontrado diferentes informações. Portanto, neste artigo vamos explicar a importância de usar a influência de pessoas famosas na Internet para ampliar seus negócios.

O que é marketing de influenciadores digitais?

Basicamente, esse tipo de marketing focado em redes sociais usa menções e endossos de influenciadores digitais para ampliar as vendas de determinados produtos. O influenciador digital é uma pessoa que têm seguidores sociais dedicados e são vistos como especialistas em seu nicho de mercado.

O marketing de influenciadores digitais funciona devido à grande quantidade de confiança que eles construíram junto aos seus seguidores. Assim, as recomendações deles servem como uma forma de prova social para os clientes em potencial da sua marca.

Embora o marketing de influenciadores no Instagram, Facebook e YouTube seja uma estratégia bem conhecida, existem muitas outras redes que estão crescendo. O Snapchat e o TikTok, por exemplo, têm seu próprio conjunto de influenciadores que se comunicam com diferentes grupos demográficos.

Saiba que o retorno sobre o investimento (ROI) do marketing de influenciadores digitais é comparável ou melhor que outras estratégias usadas para impulsionar vendas.

Como aproveitar o poder dos influenciadores digitais?

Como qualquer tática de marketing, um plano para aproveitar o poder dos influenciadores digitais exige o direcionamento correto. A seguir, algumas dicas:

Defina seus objetivos

Os dois motivos mais comuns para usar o marketing de influenciadores são elevar o conhecimento da marca e aumentar as vendas. No entanto, talvez você queira aumentar sua base de clientes em um grupo demográfico mais jovem, ou utilizar influenciadores para falar sobre os valores de sua marca. Outra possibilidade é lançar um produto para um novo grupo.

Como encontrar influenciadores  

Antes de mais nada, faça uma pesquisa. Além disso, escolha a rede social em que deseja se concentrar. Você poderá expandir para outras redes mais tarde, mas se está apenas começando, o melhor é focar apenas em uma. O ideal é que sua marca já esteja presente nesta rede ou esteja procurando se expandir nela.

O setor de mercado em que você atua também é importante quando se planeja implementar uma estratégia de marketing de influenciadores digitais. Por exemplo, marcas de beleza e moda brilham no Instagram e no YouTube, já outros ramos de negócio tem mais sucesso no Facebook.

Quanto pagar a eles?

Durante sua fase de pesquisa, analise o tipo de influenciador em que você está interessado. Você está procurando celebridades com milhões de seguidores? Ou microinfluenciadores com menos de 10 mil seguidores? Talvez algo entre 20 e 40 mil seja de sua preferência. A quantidade de público que você decidir focar, determinará seu orçamento.

Saiba que alguns influenciadores digitais trabalham de forma independente, enquanto outros podem ser representados por um assessor ou agência.

Você precisará pensar sobre o ROI esperado de sua campanha de marketing de influenciador digital. Então, como você avaliará as contribuições das postagens de influenciadores para seus objetivos gerais de negócio?

Determine um orçamento e uma estratégia de gestão

Agora que você tem uma ideia do que pagar aos influenciadores, precisa criar seu orçamento. Certifique-se também de levar em consideração o tempo para planejar, executar e revisar sua estratégia.

Ao contrário de uma campanha automatizada de anúncios, os influenciadores são humanos e frequentemente se dividem entre várias parcerias, portanto, alguns podem atrasar seus compromissos de postar no prazo ou cometer erros nas tags solicitadas ou frases de chamariz.

Você precisará de tempo para monitorar esses relacionamentos para cultivá-los e refinar sua abordagem. Assim poderá saber o que funciona e o que não funciona para seu nicho de mercado.

Para marcas que precisam de um grupo mais amplo de influenciadores, é uma boa aposta contratar uma agência de marketing para fazer a pesquisa e o gerenciamento da estratégia.