6 cuidados para garantir um bom controle de estoque em sua loja

É importante avaliar seu negócio regularmente para ter certeza de que está no caminho certo para ter sucesso. Uma das partes mais importantes é o cuidado com o controle de estoque. Será que você está atento?

Um dos grandes desafios enfrentados pelos varejistas é garantir que o estoque esteja adequado às necessidades da empresa. Isso é importante para proporcionar aos clientes boas experiências de compras.

Portanto, certifique-se de que a quantidade e a qualidade das mercadorias oferecidas são suficientes. Isso é o que qualquer tipo de estabelecimento deve oferecer. É assim que se convence os visitantes a voltar. Além disso, gera fidelidade e o consumo cresce a cada visita.

O que é controle de estoque?

Antes de mais nada, é preciso entender esse conceito. O controle de estoque é a parte do gerenciamento da cadeia de suprimentos que visa sempre ter os produtos certos, na quantidade certa para venda, no momento certo.

Quando feito de forma eficaz, as empresas reduzem os custos de manter o estoque em excesso, maximizando as vendas. Uma boa gestão de cuidado com o controle de estoque pode ajudá-lo a rastrear seu em tempo real para agilizar esse processo.

Controlando seu estoque de forma eficaz, você pode ter os produtos sempre em mãos e evitar a falta de itens em sua loja. Por outro lado, também evitará que se acumulem. Você também pode garantir que seus produtos sejam vendidos a tempo para evitar deterioração ou que excedam o prazo de validade.

Estratégia para o controle de estoque

Determinar o tipo mais eficiente de estratégia de controle de estoque é essencial para o sucesso de um negócio. Sem isso, sua empresa pode perder dinheiro devido à escassez de estoque ou excessos causados ​​por pedidos de muitas mercadorias.

O objetivo da estratégia é minimizar os custos de estoque, mantendo um nível adequado para atender à demanda do cliente, ao mesmo tempo em que gera lucro para o seu negócio.

Portanto, analise o custo do estoque e o custo de compra do estoque. Uma estratégia eficaz responderá às perguntas sobre quantidade de itens e o período que devem ser solicitados. Para garantir um bom controle de estoque, considere as seguintes dicas:

1 – Logística

Ter uma boa disponibilidade do produto sem afetar a lucratividade é o mais importante. Isso depende inteiramente de uma boa organização do estoque, bem como do planejamento das vendas.

2 – Boa relação de estoque

Estamos falando de saber o que você tem e o que não tem, o prazo de validade, e agendar os pedidos e recebimentos de produtos com prazos adequados. Isso estabelece uma boa relação de estoque.

3 – Desenvolvimento, promoção e marketing dos produtos

Embora esse fator independe do varejo como um todo, o desenvolvimento da comercialização e o lançamento de novos produtos podem incentivar novas decisões de compra, dentro de uma única ou distintas categorias e, por sua vez, promover a compra de outras mercadorias complementares.

4 – Posição dos produtos na loja

Embora não tenha nada a ver com o controle de estoque, o correto posicionamento da mercadoria nas prateleiras pode melhorar a venda de certas marcas ou tipos de produto e, portanto, melhorar o giro do estoque.

5 – Diferenciação de vendas

É muito importante saber diferenciar as preferências dos clientes por produtos específicos, caso você tenha mais de uma loja. Essa dica também serve para varejistas que possuem lojas virtuais, já que o cliente que faz a compra online nem sempre é o mesmo que frequenta a loja física.

6 – Reveja as temporadas no calendário anual de compras

Muitos produtos dependem inteiramente da sazonalidade, que inclui mudanças no clima, temporada e feriados. Se este detalhe não for cuidado, será fácil acumular produtos que representarão um estoque improdutivo,

Conclusão

Por fim, levando esses pontos em consideração e monitorando de perto as listas de estoques de acordo com as necessidades da sua empresa, não só os problemas com os estoques diminuirão, mas vários aspectos do seu negócio poderão ser melhorados.

1 comentário em “6 cuidados para garantir um bom controle de estoque em sua loja”

Deixe um comentário