Aprenda a vender pelo Instagram e amplie seu alcance

Com mais de um bilhão de usuários, o Instagram é, sem dúvida, o local ideal para vender produtos. Atualmente, é o novo lar de marcas de pequeno, médio e grande porte. Ou seja, qualquer empreendimento que deseja ampliar seu alcance nas redes sociais precisa aparecer no Instagram.

Desde fevereiro de 2018, a plataforma também se tornou um lugar de comércio online. As empresas podem marcar seus produtos diretamente em imagens e stories, bem como direcionar os clientes para a página do produto em questão. 

Com o lançamento de um novo recurso de “checkout” no início de 2019, os usuários nem precisam sair do Instagram para comprar os itens que descobriram lá.

Neste artigo, vamos mostrar como você pode vender pelo Instagram e consequentemente ganhar mais visibilidade na internet. Saiba que existem alguns passos que você precisa seguir antes de começar a vender produtos nessa rede social.

Etapa 1: seja aprovado como um perfil de negócios

Somente empresas podem vender produtos pelo Instagram. No momento, você só pode vender itens físicos que estejam em conformidade com a política comercial do Facebook.

Etapa 2: configure seu catálogo de produtos no Facebook

Os produtos em seu catálogo são aqueles que você pode marcar em suas postagens e stories do Instagram. Depois de configurado, você poderá adicionar uma seção ‘Loja no Facebook’. Para isso é preciso instalar o Facebook Pixel e esperar que seu catálogo sincronize.

Etapa 3: espere que sua conta seja revisada e aprovada

Isso pode demorar alguns dias. Assim que for aprovado, você receberá uma notificação do Instagram. Em seguida, poderá começar a divulgar seus produtos e gerar lucro com as vendas.

Etapa 4: ative as funções de compras em sua conta

Depois de ativar essa opção, você pode começar a marcar produtos em suas imagens! Com o ícone de compra fixado nos produtos expostos em sua página torna-se mais fácil para o cliente fazer a compra.

5 Estratégias eficazes para vender mais no Instagram

A seguir, vamos dar algumas dicas para você tirar o melhor proveito do Intagram para comercializar seus produtos.

1 – Marque uma imagem ou carrossel

Marcar uma imagem ou carrossel é a maneira perfeita de destacar suas fotos. Se você investiu em um catálogo de alta qualidade que faz seus produtos parecerem vivos, aproveite! Suas primeiras vendas devem ser rápidas.

2 – Marque vários produtos em uma mensagem

Incentive seus seguidores a explorar sua loja e aumente a utilidade de cada postagem. Exibir vários produtos significa ampliar as chances de chamar a atenção do seu cliente. Não se esqueça de inserir suas tags. Isso tornará a navegação mais fácil.

Outro benefício de marcar diversos produtos é que eles são exibidos juntos na página. Quando um usuário clica em um item marcado, os outros itens aparecem com o título “também apresentado nesta postagem”. Isso aumenta a visibilidade de qualquer item que você etiquetar, o que garante mais vendas.

3 – Certifique-se de que suas tags estejam anexadas aos produtos certos

Os itens que você marca nas fotos devem ser itens do seu catálogo de produtos do Facebook. Portanto, não erre na marcação. As pessoas preferem comprar no Instagram porque é atraente e mais direto. 

Portanto, enviar um cliente para o item errado é dar um tiro no próprio pé. Adquira o hábito de verificar todas as tags dos produtos expostos, da mesma forma que você verifica a ortografia da legenda. 

4 – Crie uma boa experiência de compra

À medida que o Instagram evolui para uma extensão da sua loja online, você precisa fazer com que os clientes se sintam bem com isso. A transição de clicar em um item em sua postagem de compras no Instagram para a própria página do produto deve ser perfeita.

Nesse ponto, certifique-se de que suas postagens e stories no Instagram reflitam a aparência real da postagem. Por exemplo: tamanho, detalhes, cores e funções devem ser consistentes em produtos marcados. Caso contrário, as pessoas ficarão confusas ou irritadas, e você perderá uma venda.

5 – Use hashtags descritivas

Os usuários podem seguir hashtags e, portanto, têm mais oportunidades de encontrar seus produtos. Se você usar hashtags de forma eficaz, poderá aumentar sua visibilidade e alcançar novos clientes. Pesquise as hashtags que os concorrentes e influenciadores digitais usam e adicione-as às suas postagens.

Conclusão

Por fim, a primeira etapa para concretizar sua meta de vender pelo Instagram pode ser tediosa. Afinal, é preciso importar seu catálogo no Facebook e validá-lo no Instagram, depois aguardar a aprovação da plataforma. O resto você mesmo pode fazer. 

Passando por essa fase, você poderá obter todos os benefícios de vender pelo Instagram. Sem dúvida, uma ótima oportunidade para aumentar seu faturamento!

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