Checklist – Confira o passo a passo para vender mais no Natal

O Natal está próximo e a tendência é que os lojistas intensifiquem suas estratégias de marketing para vender mais. Se você ainda não pensou nisso, está na hora de começar a pensar. Saiba que há muitas coisas que você pode fazer para se diferenciar no mercado.

As compras de Natal podem ser extremamente estressantes, prejudicadas pela frustração de itens esgotados e atrasos nas entregas. Mas, se você pode oferecer boas vantagens, como “frete grátis”, poderá aumentar a procura pelos seus produtos.  

Divulgue suas promoções

Nada deixa as pessoas mais prontas para comprar do que uma promoção. A sensação de que estão recebendo algum benefício é algo que motiva os consumidores. Então dedique um tempo para preparar algumas promoções verdadeiramente atraentes. 

Você já deve saber quais dos seus produtos vendem mais. Portanto, a dica é criar um senso de urgência. Os clientes precisam saber que você está oferecendo uma pechincha e que isso não vai acontecer novamente tão cedo. 

Depois de definir sua oferta matadora de Natal, você tem que deixar as pessoas saberem sobre isso. Uma campanha de marketing digital as vésperas do Natal ajudará a transmitir sua mensagem e atrair mais clientes.

Insira um apelo à ação claro e ousado no próprio anúncio. Por exemplo: “Compre agora” ou “É só até amanhã.” Outra opção é uma campanha com limite de tempo – “Restam 2 dias”.

Quase todos os seus concorrentes também estarão anunciando nesta época do ano, portanto, mantenha sua presença online o mais envolvente possível e use os canais certos para seu público-alvo.

Capriche na mensagem

Provavelmente, alguns de seus produtos já são conhecidos e sempre vendem bem. Mas para vender mais em uma época comercialmente agitada como o Natal, você precisa elaborar uma narrativa em todas as suas mensagens para conectar os pontos fortes de sua oferta às necessidades e prioridades imediatas das pessoas. 

Isso não é difícil de fazer. Em vez de apenas destacar as características do seu produto, diga aos clientes em potencial por que seus produtos são o presente de Natal perfeito para uma pessoa querida. Por exemplo, lojistas que vendem perfumes podem destacar o poder de sedução de certa fragrância para atrair a pessoa amada.

Entre no clima do Natal

Da mesma forma que sua mensagem precisa ser relevante para o contexto sazonal, você também deve garantir que sua apresentação visual pareça festiva. Então, entre no clima do Natal em todos os seus canais de vendas. Seja na loja física, na loja virtual ou nas redes sociais, transmita uma mensagem festiva.

Todo o negócio tem características próprias, conjunto de valores e identidade distinta. Essa identidade é expressada por meio de elementos visuais em seu marketing, como esquema de cores, tipo de letra e uso de imagens. 

Nesse caso, não há mal nenhum em adicionar um pouco do brilho natalino na sua marca. Você pode experimentar o uso criterioso de tons festivos ou incorporar algumas marcas registradas sazonais em materiais de marketing (flocos de neve, renas ou a imagem do Papai Noel). 

Lembre-se, porém, de que seus concorrentes farão a mesma coisa, então seja um pouco criativo e tente pensar em maneiras de garantir que sua campanha de Natal se destaque!

Use o Google Ads

Se você ainda não usa o serviço de publicidade Pay-Per-Click (PPC) do Google, agora pode ser a hora de experimentá-lo. O Google Ads foi desenvolvido para direcionar um grande tráfego de visitantes para seu website, exibindo seus anúncios para pessoas que procuram palavras associadas a sua empresa. 

Envie e-mails

Se você tem uma grande lista de endereços de e-mail de pessoas que se cadastraram em seu site, então agora é o momento de entrar em contato com elas e informá-las sobre suas excelentes ofertas de Natal. 

A dica é enviar uma série de e-mails em momentos diferentes durante o período que antecede o Natal, apresentando suas promoções festivas em mensagens bem projetadas e visualmente atraentes.

Na terceira semana de dezembro, você deve enviar sua onda final, concentrando-se em tentar abocanhar o maior número possível de compradores atrasados ​​com algumas pechinchas de última hora. 

Se você ainda não captura os endereços de e-mail dos clientes, pode começar a solicitá-los quando comprarem de você. Em pouco tempo você terá uma boa lista de clientes para divulgar as novidades e promoções da sua loja.

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