Como turbinar pequenos negócios pelas redes sociais?

Aprender a promover seu pequeno negócio nas redes sociais pode ser uma tarefa complicada, principalmente se você não entende nada sobre esse assunto. Nesse caso você tem duas opções: se dedicar a entender como colocar em prática ações para impulsionar seu negócio nas redes sociais, ou contratar uma agência de marketing digital para fazer esse trabalho.

Com o aumento da popularidade das redes sociais, a divulgação de pequenas empresas nessas plataformas se tornou essencial. Embora isso envolva experimentação, ou seja, descobrir o que funciona e o que não funciona para o seu negócio, existem várias estratégias que você pode aplicar para começar.

A seguir, analisaremos alguns dos melhores métodos que você pode usar para promover seu negócio nas redes sociais. Confira!

Benefícios das redes sociais para pequenas empresas

Não é novidade que a maioria das pessoas gastam várias horas por dia em aplicativos de mensagens e redes sociais como o Facebook, YouTube e Instagram. Sem dúvida, essas três plataformas citadas são as mais populares.

Mas, o que isso significa para as pequenas empresas? Em resumo, a maior vantagem em promover seu negócio nas redes sociais é a possibilidade de atrair mais clientes. Portanto, você estará fazendo marketing para seu público-alvo, o que provavelmente resultará em mais vendas e, consequentemente, aumento da receita.

Divulgue seu negócio da forma correta

Ao decidir promover seu negócio nas redes sociais, um dos primeiros passos que você dará é configurar seus perfis nas plataformas que você acha que melhor se adéquam ao seu negócio.

No entanto, se ninguém souber que seus perfis existem, não servirão para ajudar a promover sua empresa. Portanto, uma das melhores coisas que você pode fazer é divulgar em seu site as páginas criadas nas redes sociais.

Quanto mais pessoas verem seus perfis, maior é a probabilidade de que elas comprem seus produtos ou contratem seus serviços.

Além disso, também vale a pena promover seus perfis em diferentes canais. Em outras palavras, isso significa que você pode divulgar seu Instagram no Facebook e vice versa. Também divulgar no blog da empresa e em seus materiais impressos.

Use um calendário de conteúdo e programe suas postagens

Uma das partes mais difíceis do trabalho de promoção do seu negócio nas redes sociais é se manter organizado, especialmente se você estiver usando vários canais. Portanto, a fim de otimizar seus esforços você pode considerar o uso de um calendário para planejar suas publicações com antecedência.

Você pode criar uma agenda que englobe todos os seus diferentes canais e usá-la para fazer um brainstorm, escrever e editar suas postagens, bem como rastreá-las depois que forem ao ar.

Embora seja possível fazer um calendário no Planilhas Google ou Excel, você também pode optar por aproveitar as vantagens de uma plataforma de agendamento de rede social.

Mantenha o foco nas tendências relacionadas ao seu público

Se você estiver criando uma estratégia nas redes sociais para a sua loja de roupas, por exemplo, a dica é usar as principais hashtags do seu setor de mercado. Isso não apenas ajudará você a se conectar com seu público-alvo, mas a colocar sua empresa dentro da comunidade que está participando dessas hashtags.

Assim, você descobrirá que o seu setor tem tendências próprias, nas quais você pode participar. Uma simples pesquisa no Google ajudará você a identificar tendências e postagens populares que podem funcionar bem para sua empresa.

Portanto, incorpore as hashtags pesquisadas às postagens do Instagram, Facebook ou LinkedIn. Em geral, envolver-se nesse tipo de tendência não é apenas uma ótima maneira de turbinar seu negócio, mas também de envolver seus clientes em potencial. 

Use ferramentas de publicidade paga

Finalmente, uma das maneiras mais fáceis e comuns de turbinar pequenos negócios nas redes sociais é por meio da publicidade. Praticamente todas as plataformas oferecem anúncios pagos que permitem que os proprietários de negócios executem campanhas direcionadas. Obviamente, para essa estratégia, você precisará investir dinheiro, portanto, deve garantir que terá o orçamento antes de desenvolver e veicular seus anúncios.

Dito isto, um dos maiores benefícios da publicidade em redes sociais, como o Facebook Ads, são as ferramentas que ele disponibiliza para atingir públicos específicos. Com os anúncios do Facebook, você pode segmentar pessoas que já interagiram com sua empresa, usuários em determinados locais, com determinados interesses, etc.

Mais uma vez, o canal que funcionará melhor para seus anúncios dependerá muito do seu público e do que sua empresa faz. Por exemplo, se o seu público for adulto, você terá mais sucesso anunciando em uma plataforma como o Facebook do que em uma como o TikTok.

Resumindo, pode ser necessário um pouco de tentativa e erro para descobrir a maneira certa de usar as redes sociais para turbinar seus negócios, mas é possível sempre contar com um profissional da área para agilizar esse processo de alavancar sua empresa. 

Deixe um comentário