Confira as novidades do PIX para facilitar a sua gestão

O lançamento do Pix gerou uma grande transformação na forma como as pessoas físicas e jurídicas movimentam dinheiro. Por se tratar de um meio de pagamento instantâneo, tem facilitado as transações financeiras de muitos negócios.

Criado pelo Banco Central, o Pix foi disponibilizado pelo Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Assim, qualquer pessoa ou empresa portadora de uma conta bancária em uma instituição autorizada pode criar uma chave Pix.

No varejo, aumenta cada vez mais a quantidade de transações de compra realizadas com o Pix. Sem dúvida, esse recurso tem sido vantajoso para negócios de diferentes setores de mercado.

No início de 2021, o Banco Central divulgou algumas novidades para oferecer ainda mais benefícios para os usuários do Pix. Aqui estão as principais iniciativas.

Conta-salário

O trabalhador que possui uma conta-salário na qual o empregador efetua o pagamento de sua remuneração mensal poderá movimentar os valores por meio do Pix. O Banco Central já está em tratativas para integrar as contas-salários entre aquelas que podem realizar transações via Pix.

Integração com os contatos do celular

Integrar os aplicativos dos bancos com a lista de contatos do celular do usuário do Pix também está nos planos do Banco Central. A ideia é que isso funcione da seguinte maneira: ao acessar o Pix no aplicativo, a pessoa tenha a possibilidade de visualizar todos seus contatos com números de telefone celular cadastrados como chave Pix.

Devolução em caso de fraude

As fraudes que eventualmente possam ocorrer nas transações via Pix são uma grande preocupação dos usuários. Por isso, o Banco Central está desenvolvendo um sistema para viabilizar a devolução de valores. Atualmente, as transações por meio do Pix são irreversíveis. Portanto, uma devolução ágil poderá ocorrer caso haja suspeita de fraude no sistema.

Saque em espécie

Essa modalidade deve permitir o saque em dinheiro em estabelecimentos conveniados com o Banco Central. Da mesma forma que ocorre em caixas eletrônicos bancários, o usuário poderá retirar dinheiro em locais que disponibilizarem esse serviço.

Pix por aproximação

O Banco Central também pretende lançar a função Pix por aproximação, ou seja, como o nome sugere, não requer nenhum contato com o smartphone do usuário. Os pagamentos sem contato são autenticados, o que significa que são realmente difíceis de hackear.

Como usar o Pix para ampliar as vendas

Por fim, oferecer diferentes meios de pagamentos aumenta a possibilidade dos clientes fazerem uma compra. Portanto, as empresas que aceitam pagamentos por meio do PIX ganham uma vantagem competitiva no mercado, já que muitos concorrentes podem ainda não ter aderido a esse sistema.

Além disso, nessa operação o lojista recebe o dinheiro da venda mais rápido do que o pagamento com cartão de crédito ou boleto. Sem dúvida, muitas empresas tem se beneficiado das vantagens oferecidas pelo Pix. Saiba mais sobre como acelerar as vendas com o Pix.

Deixe um comentário