Famílias olfativas: você sabe usar esse critério para vender perfumes?

Cada perfume vem de famílias olfativas muito específicas de acordo com suas características. Cada um com notas mais ou menos particulares e marcadas. Então, pode ser útil saber mais informações sobre essas famílias para melhorar suas vendas. 

Na maioria das vezes, cada família correspondente pode ser associada a uma determinada personalidade ou temperamento. Assim, é mais fácil recomendar o perfume ideal para dar de presente ou para uso próprio.

Aprenda a decifrar a estrutura olfativa e todas as sutilezas das fragrâncias da marca Cuba, como uma estratégia para vender mais perfumes.

O que são famílias olfativas?

Hoje, a escolha dos materiais usados ​​na composição de um perfume é muito ampla. Na verdade, a perfumaria conta com uma gama de matérias-primas composta de mais de 1.500 ingredientes. 

Além disso, se cada perfume tem seu próprio odor, é possível classificá-lo em categorias denominadas famílias olfativas. Essa classificação é um excelente indicador e facilita a escolha do perfume. Além do mais, ajuda a descrevê-lo de forma mais clara e precisa.  

A pirâmide olfativa de um perfume

Três notas sucessivas constituem um perfume: a nota de cabeça, a de coração e a de fundo. A nota de cabeça corresponde à primeira impressão que um perfume causa ao ser aberto ou na primeira borrifada. 

Em seguida, vem a nota de coração que desaparece gradualmente. E a última nota é a de fundo que é mais persistente. Quanto mais persistente a nota de fundo, mais qualidade o perfume terá.

A seguir, conheça as principais famílias olfativas e use esse critério para vender mais perfumes.

Oriental

As fragrâncias dessa família encontram suas essências em acordes de âmbar, resina, tabaco, especiarias e madeiras exóticas. Associados às notas aromáticas e cítricas, são aromas ricos e sofisticados.

Ao decifrar a família olfativa oriental você encontrará perfumes sedutores e sensuais que correspondem perfeitamente a homens misteriosos. Um exemplo é o Cuba Cassino Royalle.

Gourmand

A família olfativa gourmand representa o cheiro de algo que comemos. Hoje, particularmente as mulheres preferem esse tipo de fragrâncias porque combina notas doces, baunilha e praliné, tudo muito saboroso. Para representar essa família olfativa, o Cuba Lovely é o perfume ideal.

Aquático

O aspecto marinho é particularmente apreciado pelos homens. Como o próprio nome sugere, essa fragrância transmite uma sensação aquática, fresca e revigorante. A faceta marinha cheira a mar aberto e emana o desejo de liberdade. O perfume Cuba Blue Sky simboliza todas essas sensações.

Aromático

As fragrâncias aromáticas são compostas por notas de ervas silvestres como sálvia, tomilho, alecrim e lavanda. Esses acordes são geralmente complementados por notas cítricas e notas de especiarias. Esses aromas conferem um tom viril às fragrâncias dessa família, que é uma das preferidas dos homens. O perfume que combina perfeitamente com essa personalidade é o Cuba Black.

Fresco

Um perfume leve com um toque de virilidade, pode ser encontrado na família olfativa fresco. Seus aromas são compostos por notas cítricas como bergamota, limão, laranja e tangerina, misturadas com notas aromáticas e picantes. O perfume Cuba Diamond representa bem essa mistura.

Cítrico

Discretas e charmosas por natureza, as fragrâncias cítricas combinam perfeitamente com os homens. O aroma de frutas cítricas de todos os tipos, como laranja, limão, tangerina e bergamota, representam frescor e leveza. Cuba Century é composto de toda essa complexidade.

Floral

Seu acorde principal, composto por aromas florais, é particularmente adequado para mulheres sensíveis e espontâneas. Essa família olfativa é muito apreciada durante o verão, pelo seu leve perfume. Um bom perfume floral é o Cuba Sexy Angel.

Chipre

Um perfume rico e persistente com um caráter poderoso. As fragrâncias da família olfativa de chipre são compostas por notas de bergamota, musgo de carvalho e patchouli, combinando perfeitamente com notas florais e frutadas. Eles são adequados para personalidades extrovertidas e originais. Cuba Diva é a fusão de todas essas características.

Frutado

As facetas frutadas são muito populares. Elas trazem originalidade aos perfumes e reforçam sua modernidade. Os aromas mais utilizados são das frutas vermelhas, melão, pêssego e maçã. A faceta frutada torna possível criar perfumes particularmente deliciosos, ao mesmo tempo inocentes, mas irresistivelmente atraentes. Cuba Candy é um ótimo exemplo de fragrância frutada.

Especiado

As notas de especiarias conferem um aspecto mais quente às fragrâncias que as contêm. Elas dão aos homens sedutores e modernos um toque de atrevimento, combinando ingredientes como cravo, canela, cardamomo, pimenta, frutas vermelhas ou gengibre. O perfume Cuba Dangerous é um seguidor dessa faceta. 

Amadeirado

A família olfativa dos perfumes amadeirados é composta de notas quentes que misturam aromas menos adocicados, predominantemente secos com misturas de madeiras como o pinho e sândalo. Cuba Marines é um forte representante dos perfumes amadeirados.

Deixe um comentário