Gestão de RH: confira as tendências do pós-pandemia

A pandemia do Coronavírus gerou muitas mudanças nas funções dos departamentos de Recursos Humanos das empresas. Alguns negócios suspenderam suas atividades e outros continuaram operando, porém, com alterações na organização do trabalho.

Tudo o que atinge os trabalhadores afeta diretamente a área de RH. Portanto, nesse momento de crise sanitária no país, eles se tornam mais importantes do que nunca. Afinal, os profissionais de gestão de RH devem ajudar a garantir a saúde e a segurança no trabalho, bem como organizar o pessoal.

A incerteza em que vivemos promove a reflexão, inspira a consciência e a tomada de decisões rápidas para responder às novas necessidades e aos questionamentos mais frequentes que surgem dentro das organizações. Sem dúvida, na era pós-pandemia, será preciso repensar as estratégia dos departamentos de Recursos Humanos.

Tendências do pós-pandemia

Antes de mais nada, os gestores de RH das empresas precisaram entender que as prioridades mudaram de um dia para o outro. Hoje a saúde e bem estar dos trabalhadores está em primeiro lugar.

Portanto, é importante alocar orçamentos maiores para investir no capital humano, principalmente no que se refere a programas com foco na saúde mental, emocional e física. Ações desse tipo já demonstraram ter um impacto positivo nas equipes de trabalho, tornando-as muito mais comprometidas e produtivas.

Outra grande tendência está sendo a implementação do home office. Os processos e métodos de trabalho foram adaptados a essa modalidade para manter a produtividade, uma vez que foi necessário que todos reorganizassem suas vidas, bem como os espaços de trabalho para que assim fosse possível continuar alcançando os objetivos profissionais.

Melhorar a comunicação com os trabalhadores

Um bom trabalho por parte dos departamentos de Recursos Humanos é comunicar aos trabalhadores que eles estão abertos a todas as dúvidas que surgirem. Isso serve para aproximar as equipes de trabalho.

Definitivamente, em tempos de pandemia, o departamento de Recursos Humanos deve ser mais humano do que nunca, já que os trabalhadores têm preocupações diferentes do que normalmente tinham. Algumas podem incluir:

– Medo da contaminação;

– Preocupação com um familiar doente.

– Dificuldade de adaptação ao home office.

– Medo de perder o emprego.

Conclusão

O impacto da Covid-19 na forma como as pessoas trabalham e nas funções do setor de RH das empresas, já é uma realidade. O distanciamento social provavelmente veio para ficar, mas com ele, novas tendências na gestão de RH.

As empresas estão tentando acompanhar as mudanças para se adaptar a desafios como a ausência de funcionários contaminados com o vírus. Os recursos humanos estão se adaptando rapidamente às lições aprendidas à medida que a crise persiste.

A Covid-19 está atuando como um catalisador para reinventar o futuro do RH e permitir que as organizações desafiem a maneira como faziam as coisas no passado. 

Deixe um comentário