Lições para o representante comercial na era da transformação digital

Com o surgimento de novos canais digitais, a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes evoluiu. Afinal, para estar à frente da concorrência é preciso incorporar novos recursos para melhorar a experiência do cliente e aumentar os lucros.

Nesse contexto de transformação digital, o representante comercial tem muito que aprender diante de consumidores mais exigentes. Sem dúvida, a forma de vender mudou e os representantes comerciais devem se adaptar a essas mudanças.

Representante comercial 2.0 

Esse conceito pode ser novo para muitos representantes, mas consiste em agir praticamente como um consultor, usando a venda consultiva como ferramenta. O foco é fazer com que o cliente decida comprar, mostrando os benefícios de determinados produtos.

Para um representante comercial 2.0, o foco não é apenas fechar uma venda, mas acima de tudo, atender as necessidades do cliente para que ele se sinta satisfeito.

Geralmente, os representantes comerciais tradicionais dão mais prioridade para a venda, tentando convencer um potencial cliente dos benefícios do seu produto. Assim, seu trabalho se restringe a usar técnicas de convencimento.

Por outro lado, um representante comercial 2.0 tem a capacidade de analisar previamente seu potencial cliente, com o objetivo de orientá-lo para a sua tomada de decisão de compra.

É aqui que entra a venda consultiva, já que o representante comercial acaba trabalhando como um consultor para levar o cliente a tomar a melhor decisão.

Venda consultiva

Então, mais do que mostrar todas as qualidades do produto, o representante comercial deve se concentrar totalmente no cliente. Dessa forma, sua intenção deve ser agradá-lo, solucionando dúvidas e desfazendo preconceitos para alcançar o seu objetivo que é fechar a venda.

A partir dessa nova maneira de vender, é importante que o representante comercial aprimore suas habilidades e use as principais ferramentas digitais para ser bem sucedido.

Afinal, o representante comercial é um parceiro da empresa para qual trabalha, sendo assim, precisa buscar constante qualificação e conhecer os segredos da profissão.

A seguir, algumas características fundamentais dentro desse novo conceito:

Capacidade de estabelecer conexões

Transformar uma venda em uma experiência positiva para o cliente é uma habilidade importante. Afinal, a capacidade de estabelecer conexões no sentido de entender o que ele precisa e assim tornar sua oferta ideal, é algo que não pode faltar aos representantes comerciais.

A dica é usar as redes sociais para firmar relacionamentos, aplicativos de mensagens instantâneas e e-mail marketing para transmitir todo o valor do seu produto. Sem dúvida, os representantes comerciais devem obter melhores resultados com essa nova abordagem.

Cative o cliente

Definitivamente, os representantes comerciais devem se mostrar confiáveis para promover uma boa relação com clientes em potencial. No processo de vendas, uma boa dica é demonstrar que você tem interesse por questões relacionadas ao seu potencial cliente. Portanto, é fundamental saber escutar, cativar o cliente e mostrar que tem uma solução para o seu problema.

Bom relacionamento

Por fim, um representante comercial 2.0 precisa garantir a satisfação do cliente e causar uma boa impressão. Dessa maneira será possível estabelecer conexões positivas e garantir que novos negócios sejam feitos.

Sem dúvida, o representante que demonstra conhecer o produto e as necessidades de seus clientes e ainda age com transparência em suas propostas comerciais terá mais facilidade de fechar vendas.

Portanto, na era da transformação digital, os representantes comerciais devem aperfeiçoar suas técnicas de venda para garantir melhores negócios.  

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