Marketing de referência: aprenda a atrair novos clientes por indicação

Se você puder melhorar a maneira como sua equipe de vendas pede referências, obterá grandes resultados sem gastar dinheiro em marketing ou publicidade. As vendas por referência geram leads muito valiosos.

O marketing de referência é poderoso porque as pessoas confiam nas opiniões daqueles com quem se relacionam. A confiança é muito útil quando se trata de convencer alguém a comprar algo. Se não confiarmos em alguém, não vamos ouvi-lo.

O que é marketing de referência?

O marketing de referência é definido como o aproveitamento do poder de diferentes fontes de referência, como parceiros, clientes e influenciadores, para atingir os clientes potenciais com os quais essas fontes se relacionam, a fim de impulsionar as vendas de seus produtos. É importante explorar todos os benefícios do marketing de referência para sua empresa vender mais.

Confiança gera confiança

O marketing de referência tem um alto retorno sobre o investimento (ROI) porque oferece confiança embutida. Para muitas pessoas, uma das primeiras coisas que consideram antes de fazer uma compra é se confiam ou não na pessoa ou na empresa. 

Se essa empresa foi recomendada por alguém que conhece e confia, essa confiança é transferida e é mais provável que a compra seja realizada. Isso é particularmente verdadeiro quando se trata de produtos de beleza, perfumes, maquiagem e outros cosméticos.

Recomendações valem ouro

Se o seu negócio é recomendado a alguém, o referenciador já fez muito do marketing para você. Essa é uma forma de obter leads que você pode não ter capturado em sua rede. Ao encorajar os clientes a indicar leads, você construirá continuamente confiança e aumentará sua rede com despesas mínimas. 

Os leads de referência podem reduzir drasticamente o tempo perdido com clientes potenciais desinteressados. Dependendo do seu orçamento, você pode querer considerar a implementação de um programa para encorajar sua base de clientes atual a enviar novos contatos para você. 

E lembre-se de sempre tratar os leads indicados com o máximo respeito, já que uma interação negativa pode afetar o seu negócio.

Essencialmente, a chave para o marketing de referência é essa: fornecer produtos excelentes que façam as pessoas  recomendar sua empresa para os amigos e familiares. Quanto mais qualificados forem seus leads, maior será a probabilidade de você convertê-los em clientes.

Construindo seu programa de referência

A primeira etapa que você deve realizar ao considerar um novo programa de referência, ou ao renovar um programa existente, é identificar e analisar suas fontes de referência em potencial. Estamos falando de qualquer pessoa que interaja ou tenha um relacionamento com seu público-alvo. 

Essas fontes podem incluir canais de parceiros existentes, influenciadores e seus próprios clientes. As empresas normalmente executam vários programas, com cada um focado nas necessidades da fonte de referência. 

Manter seus programas direcionados ajuda a controlar a mensagem que suas fontes estão usando sobre sua empresa. A maneira como seus parceiros comercializam seu produto provavelmente será diferente da forma como seus clientes o divulgam para seus amigos e familiares.

Conclusão

Como vimos antes, as referências são extremamente valiosas. Mas você precisa fazer com que essa estratégia para atrair novos clientes faça parte do DNA da sua empresa. Sem dúvida, os leads indicados são alguns dos melhores que existem.

Certifique-se de que cada vendedor esteja buscando referências após cada venda. Continue acompanhando as pessoas para pedir referências, mesmo que elas digam que não conseguem pensar em ninguém no momento. Além disso, mostre seu agradecimento às pessoas que indicam novos clientes.

Você pode até considerar instituir um programa que ofereça recompensas ou descontos pela indicação de amigos (embora seja recomendado esperar até que alguém peça um desconto por indicação).

Depois de priorizar a obtenção de referências e ensinar seus vendedores como fazer isso acontecer, você verá grandes resultados. Crie hábitos sólidos e isso revolucionará seu negócio.

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