O que o sucesso do cliente tem a ver com o crescimento da empresa?

Quando os clientes estão satisfeitos, significa que o representante comercial está fazendo um bom trabalho. Como resultado, a empresa para a qual ele trabalha está obtendo bons lucros. Não é segredo que o representante comercial é uma peça chave para o sucesso de uma empresa.

Isso porque esse profissional de vendas B2B (empresa para empresa) busca construir o melhor relacionamento possível com os clientes oferecendo produtos que atenda as suas necessidades.

Para conquistar esse objetivo, os representantes comerciais usam uma ampla gama de habilidades e técnicas de vendas para ganhar a confiança de potenciais clientes.

Afinal, eles são os responsáveis por recomendar soluções que sejam relevantes, o que consequentemente reflete nos lucros da empresa do cliente. 

Além de atuar em nome de suas empresas, os representantes comerciais também atuam para garantir a satisfação dos clientes.

Por que os representantes comerciais são importantes?

O representante comercial é um profissional que contribui diretamente para o crescimento da receita do cliente e da empresa ou marca que representa. Assim, sua principal tarefa é manter seus pipelines (funil de vendas) cheios e fluindo.

Portanto, a sobrevivência das empresas também pode depender do desempenho deles. Sem representantes comerciais competentes para mover os clientes potenciais do início ao fim do processo de vendas, as oportunidades de receita escapam facilmente e a lucratividade ideal torna-se difícil de alcançar.

O processo de vendas pode ser longo, ter muitas idas e vindas e a capacidade de resposta do representante às vezes pode ser determinante para fechar um negócio.

Por meio de uma combinação de características pessoais, habilidades de vendas, ferramentas digitais, suporte organizacional e uma estratégia eficaz, os representantes comerciais conseguem ter um bom desempenho.

Veja também: Lições para o representante comercial na era da transformação digital

Principais habilidades dos representantes comerciais

Frequentemente, espera-se que os representantes comerciais possuam excelentes habilidades de comunicação, uma aptidão natural para vendas e uma personalidade que facilite o relacionamento com os clientes em potencial. 

A seguir, uma lista de tarefas comuns que os representantes comerciais devem realizar.

– Procurar novos clientes em potencial e explicar os benefícios de determinados produtos, a fim de fechar bons negócios para a empresa que representa.

– Gerenciar relacionamentos com os clientes em todas as fases do ciclo de vendas;

– Trabalhar em estreita colaboração com operações e suporte ao cliente para solucionar as dúvidas e resolver conflitos relacionados a produtos;

– Desenvolver conexões fortes com contas-chave para manter um alto nível de serviço e fidelização de clientes;

– Fornecer aos clientes um orçamento esperado, condições de pagamento e estimativas de entrega;

– Realizar o acompanhamento pós-venda para avaliar e auxiliar os clientes caso haja algum problema ou para responder as suas consultas.

– Manter-se atualizado com as últimas tendências em vendas e no campo de seus produtos, lendo publicações e participando de feiras, conferências e seminários, bem como acompanhar a atividade do concorrente.

Conclusão

Por fim, os representantes comerciais são, sem dúvida, uma força importante para qualquer negócio. Além de corresponder as expectativas dos clientes, eles trabalham para garantir o crescimento da empresa que representam.

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