Saiba como o varejo reagiu ao Dia dos Namorados

O varejo brasileiro obteve resultados positivos na ocasião do Dia dos Namorados. Tradicionalmente, essa data é muito importante para os varejistas porque é uma ótima oportunidade de vender mais e assim ampliar a receita.

De acordo com dados da Allin e Social Miner, empresas especializadas em comportamento e consumo, em 2021 houve um aumento de 28% no faturamento dos e-commerces, apenas com os pedidos pagos com cartão de crédito, representando uma diferença de mais de 735 milhões super positivos!

Sobre os produtos mais vendidos na época, as categorias de Moda e Acessórios dominaram as vendas, em segundo lugar apareceu Farmácia e Saúde, já o segmento de Beleza ficou em terceiro lugar.

A análise dos dados considerou o comportamento do consumidor entre 16 de maio e 12 de junho de 2021. O objetivo foi realizar um mapeamento das ações dos compradores durante o Dia dos Namorados, em comparação com o mesmo período de 2020.

Beleza entre os TOP 3

O mercado da beleza sempre obtém bons resultados nas vendas do Dia dos Namorados. Figurando entre os TOP 3, também é destaque em visitas e cadastros. Sem dúvida, essa informação é importante para os varejistas planejarem as campanhas das próximas datas comemorativas.

No que se refere a visitas por dia, em 2021 foi possível observar que as pessoas se prepararam para comprar com antecedência, já que foi identificado um pico de visitas quase um mês antes da data, sendo que o engajamento foi caindo com a chegada do dia 12 de junho.

Assim, podemos presumir que em razão da pandemia da Covid-19, alguns setores foram afetados no que se refere à entrega de produtos. Sem dúvida, esse fator foi determinante para os consumidores decidirem comprar de forma antecipada, já que esperavam a chegada do presente na data certa.

Porém, como todos os anos, muitas pessoas deixaram a compra para a última hora. Mesmo que a procura tenha sido menor na véspera, ainda é considerável.

Visitas por gênero versus categoria

No quesito visitas por gênero, os homens mantiveram o interesse tradicional por produtos Eletrônicos e de Informática, o que representou 93% do público da categoria. Já as mulheres foram responsáveis por 91% do tráfego das lojas de Beleza.

Assim, as visitas do público feminino cresceram 2,2% enquanto o masculino caiu 2,2%. Mas, quando se trata de número de visitas por localidade, o engajamento do Sudeste ficou à frente das outras regiões do Brasil.

Não houve grandes mudanças no perfil demográfico dos compradores durante o Dia dos Namorados, em comparação com o mesmo período do ano passado. Depois do sudeste, a região que mais registrou visitas foi o Sul do país.

Visitas por dispositivos

Nos últimos anos, os dispositivos móveis têm conquistado seu espaço na experiência de compra do consumidor. Antes e durante o Dia dos Namorados, houve uma grande quantidade de acessos a lojas virtuais por meio de dispositivos móveis. Mesmo assim, as visitas vindas de Desktop seguem com força.

Portanto, segundo os dados da Allin e Social Miner, 56% dos consumidores das categorias de Beleza, Eletrodomésticos / eletroportáteis, Moda e Acessórios usaram a forma mobile para navegação em 2021, em comparação aos 36% do ano de 2020. Assim, a preferência pelos dispositivos móveis cresceu 55%.

Conversão de tráfego em lead

Converter visitantes em compradores é o principal objetivo dos varejistas. Conforme a pesquisa, as categorias que obtiveram melhores resultados em suas campanhas de marketing para captar leads foram Farmácia e Saúde, com 34%, seguida de Moda e Acessórios, com 18%.

No entanto, o setor de beleza foi a categoria que mais converteu o tráfego em leads, representando 17% dos registros no período.

Mais uma vez, a categoria de Moda e Acessórios dominou as vendas no Dia dos Namorados. Por outro lado, Farmácia e Saúde, bem como a categoria de Beleza chegaram ao segundo e terceiro lugar nas vendas.

Também vale destacar que o Whatsapp tem sido um canal de atendimento importante porque representou quase 70% dos atendimentos antes e durante o evento.

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