Saiba como se preparar para as sazonalidades do comércio

No decorrer do ano de 2020, o Brasil registrou a marca recorde de 301 milhões de compras realizadas por meio da internet. O faturamento foi 70% maior se comparado a 2019, em torno de R$ 126 bilhões.

Além do crescimento da oferta, já que em poucos meses foram criadas milhares de lojas virtuais, houve um aumento na procura. Antes a quantidade de e-commerces cadastrados era de 930 mil, agora saltou para 1,3 milhões. O aumento da concorrência exigiu dos varejistas o investimento em estratégias de marketing para se diferenciar no mercado.

Nesse contexto, as campanhas sazonais tiveram um papel importante para alavancar as vendas. Dessa forma é possível reforçar a mensagem da empresa e estabelecer um melhor relacionamento com potenciais clientes.

A seguir, saiba como se preparar para as sazonalidades do comércio.

Principais datas do calendário do varejo

Depois do dia Dia do Cliente no mês de setembro, outras datas importantes que os varejistas não podem perder de vista são: a Semana do Brasil (03/09 – 12/09), a famosa Black Friday (26/11), e claro, o Natal (25/12).

Lembrando que você ainda tem a possibilidade de fazer um Saldão nos últimos dias de dezembro e início de janeiro. Ainda há as micro sazonalidades, que se referem a certos nichos de mercados que você também pode trabalhar de acordo com seu tipo de negócio.  

Sem dúvida, algumas datas são mais lucrativas que outras, pois agitam o mercado e motivam os consumidores a gastar mais como a Black Friday e o Natal, por exemplo.

Como se destacar

Para se diferenciar da concorrência, sua loja virtual precisa criar uma estratégia compatível com seu negócio. Por exemplo, adicione alguns recursos vantajosos ao seu e-commerce sem comprometer sua receita como frete grátis, cupom de desconto e cashback.

É fundamental também oferecer preços competitivos e focar na qualidade do atendimento. Investir em multicanais é sempre uma boa ideia, já que os consumidores costumam consultar canais diferentes antes da compra. Por exemplo, se você tem uma loja física, venda também pela internet.

Aliás, as lojas físicas devem focar na decoração de suas vitrines, bem como no interior da loja para atrair mais público. Aposte no tema da ocasião para criar uma decoração atrativa. A organização dos seus melhores produtos nas prateleiras também é fundamental, assim como promover descontos e promoções.

E se você já possui esses dois canais (loja física e virtual), pense no desenvolvimento de um aplicativo móvel. Usar as redes sociais para divulgar suas ofertas também é indicado. Portanto, ofereça uma boa experiência de compra aos clientes através de diferentes pontos de contato.

Esteja preparado

Por fim, é importante destacar que os consumidores realizam compras em qualquer época do ano, não apenas em datas comemorativas. Então, esteja sempre preparado para atender seus clientes da melhor forma possível em qualquer ocasião. Porém, não deixe de planejar antecipadamente suas campanhas sazonais para impulsionar as vendas.  

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