Saiba o que os clientes mais esperam de uma loja virtual

Os resultados do Dia do Cliente mostram números positivos para os lojistas. A partir dos dados coletados pelo Grupo Locaweb All iN e Social Miner em suas bases, foi possível mapear o comportamento do consumidor, realizando um comparativo com o mesmo período do ano passado.

O evento que é comemorado todos os anos no dia 15 de setembro foi criado para homenagear os clientes, sendo que a cada ano ganha mais importância, tanto para os varejistas, quanto para os compradores. Os lojistas que investiram em estratégias de marketing focadas na data se surpreenderam com a resposta do público.

Prova disso é que o faturamento deste ano foi 46% maior do que em 2020. A seguir, confira mais alguns dados do Relatório do Dia do Cliente para obter insights que ajudem a impulsionar suas vendas no próximo ano.

Vendas

As lojas que promoveram ações para a captação de novos leads e para o engajamento dos clientes existentes, obtiveram bons resultados. Isso porque registraram um aumento nas vendas, principalmente 15 dias antes da ocasião, chegando ao auge na data do evento.

A categoria de ‘Moda e Acessórios’ se destacou, registrando mais conversões no período. As regiões Sul e Sudeste concentraram o maior número de cadastros. Outro dado importante é que 3% dos consumidores que realizaram uma compra este ano tinham comprado na mesma loja durante o evento de 2020.

A pesquisa também mostrou que a maioria dos clientes espera encontrar preços baixos e valor de frete acessível em uma loja virtual. Então, os varejistas que ofereceram promoções, descontos e até mesmo fretes grátis, foram os mais procurados. Conforme a pesquisa, o valor do frete durante o evento deste ano reduziu 6% em relação ao valor apurado no ano passado.

Visitas por categoria e faturamento

As categorias mais visitadas em 2021 foram as seguintes: Beleza, Farmácia e Saúde e Moda e Acessórios. No que se refere aos dispositivos mais usados, o mobile cresceu 38% em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, o desktop ganhou força no dia do evento.

Como já citamos, com um aumento de 46% no faturamento, os lojistas atingiram mais de R$ 550 milhões só no Dia do Cliente. O ticket médio do pedido também representou uma alta significativa, já que o crescimento foi de 16% comparado ao mesmo dia em 2020. Enquanto o ticket médio dos homens cresceu 6% durante o evento, o das mulheres subiu apenas 1%.

Em relação ao volume de pedidos em marketplaces, o aumento foi de 57%, registrando mais de R$ 25 milhões de faturamento. Isso não é surpresa, já que esse mercado tem crescido a cada ano.

Conclusão

Analisando os dados da pesquisa é possível concluir que para as lojas virtuais vale a pena investir em campanhas de marketing com o objetivo de atrair mais público no Dia do Cliente. Já em termos de expectativa do cliente, eles esperam encontrar diferentes opções de produtos com preços competitivos e frete acessível. Há também certa preocupação com o prazo de entrega.

A pesquisa indica que os varejistas que atenderam essa expectativa, oferecendo também conteúdo de qualidade para o engajamento, conseguiram obter um aumento na receita, bem como proporcionar uma boa experiência de compra aos clientes.

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