Tecnologias que aceleram as vendas da perfumaria online

Dentro da indústria da beleza, fragrância é uma categoria que está passando por algumas mudanças. Historicamente, as marcas demoraram a adotar estratégias para o comércio eletrônico porque sentir o aroma do produto pessoalmente é crucial para impulsionar a conversão. 

Como você experimenta um perfume sem borrifar na pele? Sem dúvida, dar vida às fragrâncias no mundo digital é um desafio.  Mas, agora, as marcas estão recorrendo a diferentes tecnologias para reformular suas estratégias de e-commerce e se ajustar ao clima atual de compras e às mudanças emergentes no comportamento do cliente.

Em 2020, o número de visitantes caiu drasticamente em lojas físicas. Como a maioria dos setores, as marcas de perfumes tiveram que se adaptar ao “novo normal”, em função da pandemia do Coronavírus. Assim sendo, a melhor estratégia foi adotar uma abordagem que priorizasse o digital para diminuir o impacto do fechamento das lojas. 

Realidade aumentada

O que falta ao digital em testadores, a tecnologia compensa com análises que, se bem usadas, garantem uma experiência perfeita para o cliente. Os consumidores não podem sentir o cheiro de perfumes online. 

Mas um localizador de fragrâncias com Inteligência Artificial, criado pela gigante da beleza Coty para a varejista britânica Boots, está encontrando uma maneira de contornar o problema, e relatando resultados muito promissores.

Outro exemplo do uso de tecnologia para acelerar as vendas na perfumaria é a iniciativa do Atelier Cologne. Através do seu e-commerce, a marca incentiva os usuários a presentear amigos e familiares, com o objetivo de conquistar novos clientes. 

Normalmente, quando as pessoas compram fragrâncias online, é porque o seu frasco está chegando ao fim. Mas a marca está procurando mudar esse comportamento. Nas páginas de informações do produto, há um botão que pode ser clicado para mostrar uma visualização de realidade aumentada dos ingredientes do perfume.

Conversas ao vivo e individuais também estão disponíveis no site. Para promover ainda mais o hábito de presentear, o site do Atelier Cologne também permite que os clientes escolham uma etiqueta e uma mensagem personalizada para todos os presentes.

Momento de otimizar as estratégias

Agora é o momento das marcas de fragrâncias otimizarem suas estratégias de comércio eletrônico. Então, como oferecer uma boa experiência digital? Antes de mais nada, é preciso considerar as ferramentas disponíveis para a captação de dados.

Criar experiências personalizadas com o uso de chatbot também é algo inovador. Essa tecnologia imita a interação humana real de forma escrita ou falada. Portanto, tem se mostrado muito eficaz, fornecer conselhos sobre diferentes fragrâncias através de um sistema automatizado para atender os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

As vantagens da personalização

Não é nenhum segredo que os consumidores desejam experiências personalizadas. Isso é especialmente importante no espaço da beleza, onde cada produto é inerentemente pessoal e projetado para parecer diferente em cada pessoa. 

Portanto, o uso de algoritmos inteligentes baseados em Inteligência Artificial pode contribuir para a personalização da experiência do cliente, por meio da análise de dados referentes ao seu comportamento na jornada de compra. 

As marcas estão cada vez mais personalizando não apenas experiências e recomendações de compras, mas também os produtos. Portanto, à medida que mais consumidores se sentem mais confortáveis ​​com a compra de fragrâncias online, os aromas que desejam também estão mudando. 

Conclusão

A indústria de fragrâncias está finalmente respondendo às tendências de compras online. O fechamento de lojas e sua lenta reabertura contribuíram para um declínio nas vendas de perfumes. 

Mas, por outro lado, aumentou a participação desse setor de mercado nas vendas online. Esse aumento mostra como as marcas de fragrâncias, antes lentas para se adaptarem ao comércio eletrônico, foram obrigadas a aumentar suas ofertas digitais durante a crise do Coronavírus.

Logo, muitas marcas buscaram alternativas para se adaptar a nova realidade.  Assim sendo, algumas tecnologias foram adotadas para acelerar as vendas da perfumaria online.

Por exemplo, a Inteligência Artificial, aprendizado de máquina, realidade aumentada e análise preditiva estão se tornando práticas comuns garantindo bons resultados para muitas marcas.

Deixe um comentário