Temporada de Liquidação: use esta estratégia em sua loja

Para aumentar as vendas da sua loja nesta época do ano, o ideal é realizar uma liquidação. Estamos em um período em que todo o varejo começa a oferecer promoções. Mas, é preciso implementar essa estratégia do jeito certo para obter bons resultados.

Muitas lojas estão enfrentando uma queda nas vendas devido à crise econômica causada pela pandemia da Covid-19. Outras estão conseguindo sobreviver bem e desejam manter o ritmo. Então, seja qual for a situação do seu negócio, promover a liquidação de alguns produtos é sempre uma boa ideia para ampliar a receita.

Por que fazer liquidação em sua loja?

Liquidar alguns produtos de sua loja é uma maneira de movimentar os estoques, o que deve gerar um ótimo fluxo de caixa. Afinal, itens encalhados no estoque é dinheiro parado. Além disso, essa estratégia estimula os consumidores a comprar em sua loja e não na concorrência. Outra possibilidade é impulsionar a venda de produtos que demoram mais para sair.

A liquidação atende a três funções essenciais que é informar, persuadir e lembrar os seus clientes atuais e outros públicos que sua loja tem ofertas atrativas. Regularmente, os consumidores devem ser informados da disponibilidade de um produto e seu potencial para satisfazer suas necessidades e desejos. 

Dada a intensa competição pela atenção do consumidor, mesmo uma empresa estabelecida deve constantemente lembrar as pessoas de sua marca, a fim de manter um lugar em suas mentes e reforçar sua participação no mercado.

Algumas vantagens de oferecer descontos de liquidação são as seguintes:

Vender mais

Ao reduzir o preço do seu produto, mais pessoas serão atraídas para aproveitar a oportunidade de pagar mais barato. Isso deve disparar suas vendas. Mas, é importante ter cuidado, pois se o preço não for um fator para que seus clientes comprem seu produto, fazer uma liquidação pode afetar as vendas de forma negativa. 

Por isso, é indicado realizar uma análise para conhecer melhor o perfil do seu cliente e quais os motivos que o levam a escolher seu negócio. Assim, você poderá selecionar os itens mais adequados para liquidar.

Lançamento de novos produtos 

Promover a liquidação de produtos populares pode ajudar a divulgar novos produtos. Por exemplo, no lançamento de um novo perfume, a loja pode liquidar a versão anterior. 

Reduzir os preços de edições anteriores, ajuda a promover os lançamentos recentes. Isso abre novas possibilidades de compra para os clientes que desejam adquirir certo produto a baixo custo. 

Divulgue com antecedência 

Use todos seus canais de vendas para divulgar suas ofertas, como as redes sociais, a loja virtual, o aplicativo móvel e a loja física. Também é fundamental definir o tempo que vai durar a liquidação.

Alguns públicos de baixo poder aquisitivo podem se interessar em aproveitar a oportunidade de comprar seus produtos por um preço menor. Novamente, primeiro analise se esse é o tipo de cliente para o qual você deseja vender. 

Conclusão

As liquidações fazem parte da estratégia de marketing de muitas empresas do mercado da beleza. Isso porque contêm fortes elementos emocionais que permitem as lojas aproximar seus produtos de novos segmentos de mercado. Mas lembre-se de calcular sua margem antes de começar uma campanha para não ficar no prejuízo.

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