Vem chegando a primavera: saiba como vender mais!

Você sabia que o clima também influencia no comportamento do consumidor? Ele afeta o estado emocional das pessoas, direciona suas decisões de compra e o quanto estão dispostas a gastar. Na primavera, os efeitos são ainda mais abrangentes, por isso não perca a oportunidade de vender mais nessa estação.

Os lojistas devem saber que as flutuações comuns do tempo atingem seu público-alvo em vários aspectos, por exemplo, na alimentação, nas roupas que vestem e nos produtos de beleza que usam. Até mesmo a escolha de um perfume pode ser influenciada pelas condições climáticas da época.

Portanto, entender essa relação pode gerar grandes benefícios em termos de vendas. Então, aproveite a primavera para comercializar seus produtos em sintonia com a estação das flores. Essa pode ser a oportunidade que você estava esperando para obter uma vantagem competitiva real.

O clima afeta os consumidores em 3 níveis: nos canais de compra, em seu humor e na escolha do produto, cada um deles é abordado abaixo.

Canais de compra

O clima primaveril afeta os canais que os consumidores usam para fazer compras. Por exemplo, durante os dias quentes e ensolarados, as lojas físicas costumam ter mais movimento. Portanto, a dica é decorar sua vitrine e o interior da loja com o tema primavera, assim sendo, flores não podem faltar.

Já durante os períodos de mau tempo, o tráfego nos portais online pode aumentar.  De qualquer forma, mantenha o clima de primavera presente em sua loja virtual, usando banners na página inicial para promover seus produtos.

Como a demanda impulsionada pelo clima varia de acordo com o setor de mercado, é fundamental que as marcas tenham insights sobre como as condições climáticas afetam as vendas de seus produtos, bem como os métodos de compra.

Efeito no humor e na propensão para comprar

A segunda maneira pela qual o clima influencia o comportamento do consumidor é por meio do seu efeito no humor. A temperatura, umidade, pressão do ar, chuva e, especialmente a luz do sol, podem ter um grande impacto na mente do consumidor e, por consequência, em seus gastos. 

Muitos varejistas atentos a esse fenômeno usam em suas lojas iluminação halógena brilhante que imita o efeito da luz solar. A mentalidade do consumidor também pode ser determinada por eventos climáticos sazonais. Então, se houver uma forte onda de calor durante a primavera, isso pode levar os consumidores a passarem mais tempo fora de casa visitando as lojas de sua preferência.

Escolha do produto

Além de afetar nosso humor, nossa propensão a gastar e nossos canais preferidos de compra, o clima também influencia na escolha dos produtos. A indústrias da beleza é uma das mais afetadas por esse fenômeno. Felizmente, a demanda orientada pelo clima pode ser prevista com precisão, a partir de pontos de gatilho identificáveis. 

Por exemplo, na primavera, homens e mulheres procuram perfumes mais frescos que transmitem uma sensação de alegria e vitalidade. Muitas horas exposto ao sol também exige um produto especial para hidratar a pele. Portanto, fragrâncias florais, frutadas e madeiradas são ideais para serem ofertadas na primavera, bem como cremes hidratantes para os cuidados com a pele.

Conclusão

O clima tem um efeito profundo na psicologia do consumidor e no comportamento de compra. A partir de dados coletados no ponto de vendas em determinadas estações do ano, os lojistas poderão obter uma melhor compreensão dessas relações diferenciadas. 

Armado com esses insights, você poderá implementar uma campanha de marketing que ofereça aos seus clientes ofertas muito mais direcionadas e impactantes. 

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