Você sabia que o rapport pode ajudar você a fechar mais negócios?

Não é novidade que os consumidores preferem comprar de empresas com as quais tenham um bom relacionamento. Sem dúvida, os empresários que souberem aproveitar esse fator podem desenvolver uma boa vantagem competitiva.

E é aqui que entra o rapport, uma técnica de vendas na qual as pessoas entendem os sentimentos ou ideias umas das outras e se comunicam bem. O termo foi retirado da palavra francesa “rapporter“, que significa “trazer de volta”. 

Saiba que é possível criar uma conexão com seus clientes colocando em prática técnicas de rapport. Abaixo estão algumas maneiras pelas quais sua equipe de vendas pode construir relacionamento com os compradores e aumentar a eficácia geral das  vendas.

Estabeleça confiança

Ao lidar com qualquer comprador na realização de uma venda, isso também envolve confiança. Quando você constrói um relacionamento sólido e duradouro com eles, é mais provável que voltem a procurá-lo para obter produtos adicionais no futuro.

Quando você tem um relacionamento forte com um cliente, tende a influenciá-lo com mais facilidade. Isso significa que o cliente respeita sua experiência e conselho.

Assim é mais provável que ele valorize sua contribuição para o processo de decisão de compra e ainda há uma chance maior dele se tornar um cliente fiel.

Ouça primeiro

Esteja o seu representante de vendas encontrando-se com um cliente pessoalmente ou discutindo negócios por meio do Skype ou de uma ligação telefônica, obter uma noção da personalidade do cliente durante o processo de vendas é essencial para construir relacionamento.

Por esse motivo, o vendedor deve ouvir mais do que falar. Ele precisa preparar algumas perguntas-chave para coletar informações importantes. Outra dica é combinar o seu padrão de voz com o do comprador.

Os compradores se sentirão mais à vontade se a maneira de falar do vendedor ou representante de vendas for semelhante à deles. A ideia é prestar atenção nos padrões de voz dos compradores e combinar sua velocidade e volume durante a conversa.

Conheça melhor o cliente

É provável que sua equipe de vendas encontre o mesmo comprador repetidamente, à medida que o relacionamento com a empresa continua.

Se o comprador parecer gostar de conversas banais, o vendedor deve fazer perguntas sobre sua família, trabalho, hobbies e quaisquer outros detalhes que ele possa querer compartilhar.

Se o comprador estiver interessado apenas no produto, apresente as informações solicitadas com rapidez e segurança.

Como os clientes gravitam naturalmente em torno de experiências agradáveis, manter o relacionamento com eles pode ajudar a impulsionar as vendas. 

Concentre-se em resolver problemas, não em vender produtos

Os consumidores estão procurando produtos que resolvam problemas e permaneçam dentro do seu orçamento. Convencer um comprador a fazer uma compra que não atende às suas necessidades resultará na perda de negócios.

Por outro lado, se o vendedor fornecer soluções significativas, o comprador ficará grato e o relacionamento irá fortalecer.

Acompanhe os compradores após a venda

Manter o relacionamento após a venda também ajuda a garantir receitas futuras. Mesmo depois que uma venda é concluída, os vendedores podem continuar construindo relacionamento com os clientes, o que levará a compras repetidas.

É importante agradecer o comprador logo após a aquisição de algum produto. Além disso, a empresa deve garantir a devida atenção ao cliente sobre eventuais reclamações e pedidos de troca.

Conclusão

Por fim, para fechar mais negócios as empresas devem implementar diferentes estratégias de rapport, por exemplo: comentários positivos, contato visual, escuta ativa e repetição do nome do cliente podem contribuir para ajudar os proprietários de negócios a criar relacionamentos que levem a maior produtividade e aumento das vendas.

Deixe um comentário